3 Melhores plugins de SEO para WordPress

Tão importante como criar uma empresa e abri-la todos os dias é dizer onde está e o que pode fazer pelos clientes. De que vale ter o melhor restaurante se ninguém não sabe onde fica?

Já sabe a resposta: nada.

É o equivalente a ter um site aberto ao mundo mas ninguém o encontrar.

É para isso que servem as técnicas de SEO – search engine optimization, ou otimização para os motores de busca. São formas de ajudar os motores de busca como o Google, Bing e afins a encontrarem e catalogarem o seu site e, depois, o apresentarem às pessoas que realizam as pesquisas.

O WordPress é, de origem, um sistema de gestão de conteúdos muito amigo dos motores de busca. Constitui um excelente ponto de partida, em particular se utilizar uma organização de ligações permanentes eficiente para o seu caso.

Outra vantagem do WordPress é a existência de um elevado número de plugins que podem representar um incentivo extra para ‘acenar’, ou assobiar, se preferir, de forma ainda mais convicta aos motores de busca.

Reforce o SEO do seu site com estes plugins

Yoast SEO

É apontado como o melhor e mais usado plugin de SEO para WordPress. É gratuito, embora com uma versão premium que disponibiliza funcionalidades extra.
Muito completa, a versão grátis integram ainda a possibilidade de comunicar um sitemap XML, que notifica os motores de busca da existência de novos conteúdos, sempre que os publica.
Além de um conjunto de definições relacionadas com os links permanentes e a organização do site, tem como característica principal uma análise página a página, artigo a artigo, em tempo real. Ajuda os utilizadores a perceber como a página ou artigo está otimizado e indica sugestões de como o poder melhorar. Sem esquecer a criação de fragmentos que sintetizam o tema central do artigo e a escolha de uma palavra-chave para a qual pretende classificar nos motores de busca.
Permite ainda preparar a forma de apresentar esse conteúdo junto das redes sociais.

Yoast SEO

All in one SEO Pack

Plugin histórico do universo WordPress, foi o líder até ao aparecimento do Yoast SEO. Continua, no entanto, como um dos mais populares. Disponibiliza um conjunto alargado de funcionalidades e opções que ajudam a criar um site amigável.
Com diversas indicações, facilita a tarefa aos utilizadores iniciados, que nem precisam de mexer nas definições aplicadas quando da instalação. Otimiza, de forma automática, os títulos dos artigos, por exemplo. Mas não invalida as poderosas funcionalidades que podem ser usadas por quem está já um pouco mais à vontade com as técnicas de SEO.
Também tem uma versão premium.

All in One SEO Pack

SEO by SQUIRRLY

É o miúdo novo no campo do SEO para WordPress mas entrou de rompante e foi bem acolhido. Apesar da forte concorrência, que leva mais de um milhão de instalações activas, o Squirrly SEO tem já cerca de 20 mil.
Visa ajudar os motores de busca mas também as pessoas a encontrar o seu site. Permite obter informação sobre se a palavra-chave escolhida é ou não uma boa opção e oferece uma pequena auditoria de SEO semanal. Também usa um sistema de cores para indicar, em tempo real, o nível de otimização.
Oferece ainda a possibilidade de usar imagens livres de direitos, dependendo da escolha da palavra-chave. Como os antecessores, é gratuito mas com uma versão premium.

SEO Plugin By Squirrly

Conclusão

Há muitos outros plugins de SEO no directório do WordPress. Por isso, não terá dificuldade em encontrar um que corresponda às suas necessidades se um destes três – que são uma escolha pessoal – não for adequado para o seu caso.