4 funcionalidades ‘secretas’ do WordPress que talvez não conheça

O WordPress é um sistema de gestão de conteúdos transparente e bastante intuitivo. Mas tem alguns truques que podem estar mais ou menos visíveis dependendo das capacidades exploratórias do utilizador.

Há mesmo quem diga que o WordPress é uma espécie de canivete suíço dos sistemas de publicação online. Sabemos para que serve o essencial mas há umas quantas funcionalidades extra, que podem ser utilizadas mediante o nosso nível de conhecimento ou observação.

Admitimos, pois, que o título é um pouco exagerado. Não se trata de algo secreto mas de estarem mais ou menos escondido.

Opções do ecrã

Embora esteja sempre presente, acaba por passar despercebida. Por omissão, cada ecrã do WordPress nas páginas, artigos ou outros conteúdos apresenta apenas as funcionalidades usadas com maior regularidade. Acontece que nas opções do ecrã, no canto superior direito, podem ser ativadas outras funcionalidades. Por vezes são mesmo aquelas que estão escondidas as que precisamos para resolver um ou outro problema.
Carregue em Opções do ecrã para ver quais as opções que pretende e ative-as.

Opções do ecrã no WordPress

Artigo fixo

O artigo fixo é uma daquelas agradáveis surpresas que muitos utilizadores do WordPress não sabiam que existia. É a possibilidade de manter fixo um artigo no topo da página. Pode ser uma informação útil e importante ou apenas uma notificação de que o site ou blog está a promover um concurso.
O artigo fixo pode ser encontrado na caixa de publicação no editor de artigos, em visibilidade.
Quando quiser que o artigo deixe de estar fixo, basta desmarcar o botão e atualizado o artigo.

Artigo fixo no WordPress

Agendar artigos

Porque pode não querer publicar um artigo na hora mas apenas agenda-lo para publicar num determinado dia e a uma determinada hora, o WordPress permite que agende publicações.
No painel Publicar, ao lado do editor, carregue em Publicar imediatamente e escolha a data e a hora. O botão azul Publicar passa a Agendar. Carregue nele e já está.

Agendar artigos no WordPress

Incorporar média

Para a maior parte dos ficheiros de média, basta colocar o respetivo URL numa linha do editor e é quanto basta para poder fazer aparecer esse elemento. Como, por exemplo, um vídeo do YouTube. Mas funciona ainda para imagens, galeria de imagens, documentos, ficheiros de áudio, publicações em redes sociais.
Em caso de dúvida, veja se aquilo que pretende incorporar já está devidamente suportado pelo WordPress.