As categorias e etiquetas dos artigos no WordPress

Da importância das categorias e etiquetas dos artigos no WordPress e a sua relação com uma velha biblioteca.

Há uns anos atrás frequentei bibliotecas com regularidade. Por razões de proximidade, servia-me da delegação mais próxima das bibliotecas Gulbenkian que existiam, na altura, um pouco por todo o lado. Requisitava um ou dois livros, devolvia dentro do prazo, ou quase, requisitava outros. Repetia.

Quando o prazo era ultrapassado não escapava a um olhar reprovador da bibliotecária, acompanhado de um pequena reprimenda. Nada de extraordinário e que era compensado pela enorme ajuda que nos prestava para saber se um determinado livro estava disponível.

Na era pré-computadores usava um sistema de pequenas fichas contendo o nome do livro, autor, edição e a indicação das datas das últimas requisições e de quem as tinha feito. Funcionava.

Embora manual e dependente das capacidades organizativas da funcionária, era uma forma de manter as coisas organizadas, segmentadas e fáceis de encontrar.

É para isso que, no WordPress, servem as categorias e as etiquetas, como vamos ver já a seguir.

Para que servem as categorias

As categorias podem e devem ser usada para organizar e agrupar artigos numa determinada secção. Como se fosse uma área específica do arquivo do site. Talvez um bom exemplo seja um site de informação, onde haverá categorias como Sociedade, Política, Cultura, Opinião, Desporto e outras.

As categorias podem ter uma hierarquia e dependências, como a criação de sub-categorias.

Catgorias no WordPress

No WordPress, todos os artigos têm de ter uma categoria e, de preferência, devem ficar-se por essa. No máximo duas. Se não for atribuída uma categoria pelo autor ou editor do artigo ou administrador do site, o WordPress vai inserir o artigo na categoria definida por omissão. Esta é determinada no menu Opções – Escrita – Opções de escrita, em Categoria do artigo por omissão.

Para que servem as etiquetas

As etiquetas servem, em primeiro lugar, para identificar e catalogar elementos relevantes de um artigo. Num site de notícias, num artigo sobre desporto, as etiquetas podem ser nomes de equipas, de jogadores ou treinadores, por exemplo.

As etiquetas no WordPress

Não é obrigatório usar etiquetas num artigo mas é aconselhável faze-lo. Para uma melhor organização do conteúdo do site, estabelecer relações entre artigos que usam a mesma etiqueta e para benefício do site na otimização junto dos motores de busca.

Já agora, o excerto, para que serve?

O excerto é uma opção mais do WordPress, que possibilita a inserção de uma breve descrição do conteúdo. A forma como é apresentado, ou se é apresentado, depende do tema.

Excertos no WordPress

Pode ser muito útil em sites com uma elevada carga de conteúdo visual, como as galerias de fotos ou quando o artigo é constituído apenas por uma ou mais imagens. O excerto pode ser usado como uma pequena descrição de enquadramento e mesmo um convite para que o utilizador veja o resto do artigo.