Como forçar apenas uma categoria por artigo no WordPress

No universo WordPress há uma ‘regra’ não escrita, e que está longe de ser lei, de que só devemos aplicar uma categoria em cada artigo. Uma é obrigatória, assim o determinada o próprio sistema de gestão de conteúdos, mais que uma é exagero.

É uma preocupação que tem conta uma boa organização e estruturação de conteúdos dentro de um site e, assim, providenciar uma melhor indexação junto dos motores de busca.

É uma missão árdua, reconhecemos. Sobretudo para quem é recém chegado à publicação na Internet e pensa que o seu artigo encaixa em mais que uma categoria daquelas que estão definidas no site. Mas para isso é que existem as etiquetas.

A primeira forma de resolver este problema é simples: basta selecionar uma categoria em cada artigo e está o caso resolvido. Mas, por vezes, a tentação é muita. Noutros casos, trata-se de um site com muitos autores ou editores e pode ser, de todo, inviável explicar um a um que devem apenas e só carregar num dos quadradinhos ao lado das categorias.

Categories Metabox Enhanced

Assim sendo, a forma mais fácil de resolver o assunto é instalar e ativar o plugin Categories Metabox Enhanced. Depois vá a Opções – Categories Metabox Enhanced para o configurar.

Por omissão, no WordPress, a caixa das categorias apresenta um quadrado ao lado no nome, que permite aos utilizadores selecionar múltiplas categorias. Com o plugin a funcionar, pode manter a caixa para marcação, mudar para um botão de tipo radio ou fazer uma seleção. Ao escolher uma destas últimas, botão ou seleção, vai obrigar os utilizadores a escolher apenas uma categoria.

Categories Metabox Enhanced

Mais funcionalidades

A opção do botão radio será mais funcional se tiver poucas categorias definidas. No entanto, se tiver muitas, o melhor será escolher o método de seleção.

O plugin permite ainda alterar a posição e a prioridade das categorias dentro da respetiva caixa. Pode ainda alterar o título da caixa das categorias, se considera que é importante para os seus autores ou editores. Por exemplo, pode mudar o título para secções.