3 Plugins WordPress para acelerar o seu website

Todos gostamos de websites rápidos. Ninguém gosta de esperar pelo carregamento lento de uma página que precisa de consultar. Fazemos parte das muitas gerações de pessoas que querem tudo e querem-no agora.

Enquanto utilizador e visitante de sites online queremos que tudo seja rápido e a nossa tolerância pelo tempo que o site demora a carregar é curta. Por vezes, damos por nós a esquecer um site e vamos à procura de outro, porque aquele ‘não funciona’. Mesmo que, por vezes, essa mudança implique um maior dispêndio de tempo do que aguardar mais um pouco pelo carregamento do primeiro. Coisas humanas.

Não é algo apenas nosso, é uma tendência geral. Sabendo disso há muito que o Google passou a ter no tempo de carregamento um dos seus mais importantes fatores de classificação de sites nas pesquisas efetuadas. E todos queremos agradar ao Google.

Por outro lado, queremos um site completo, bonito, animado, com imagens grandes e de qualidade. É aqui que entra o necessário compromisso de equilíbrio entre beleza, funcionalidades e velocidade. Este é o primeiro momento: é preciso fazer escolhas.

O segundo momento implica minimizar o impacto daquilo que ficou. Para isso podemos contar com alguns plugins WordPress para acelerar o seu site.

Autoptimize

O Autoptimize ajuda a melhorar o tempo de carregamento ao juntar os scripts e os estilos, procedendo à sua minificação e compressão. Consegue-se, com isto, diminuir os dados transferidos do site para o navegador. O plugin move os estilos para o cabeçalho das páginas e remete os scripts para o rodaé, carregando-os em último lugar.

Também possibilita a criação de “expires headers”, permitindo a realização de cache de diversos elementos.

Devido às suas capacidades e características, o Autoptimize implica um processo de configuração que é simples mas deve ser feito com cautela e testado com cuidado. Afinal, o plugin vai interferir com os estilos do site, incluindo temas e plugins. Deve ser usado, de preferência, em conjugação com plugins de cache mas a sua compatibilidade pode ser problemática, dependendo de alguns fatores que vão do plugin em causa até ao serviço de alojamento do site.

Compress JPEG & PNG Images

As imagens devem ser otimizadas de forma adequada antes de serem carregadas para o site. Apesar disso, pode usar um plugin como o Compress JPEG & PNG Images, que vai incrementar um pouco mais de compressão. Neste caso a ficheiros JPEG e PNG. Usa o serviço de compressão de imagens TinyJPG e TinyPNG e funciona de forma automática. Comprime as imagens mantendo uma boa qualidade.

Como as imagens são as principais responsáveis pelo tempo de carregamento de um site, é fácil entender que tendo ficheiros mais leves, será mais rápida a sua apresentação do lado do visitante.

BJ Lazy Load

O BJ Lazy Load substitui as imagens de artigos, miniaturas e conteúdos dentro de iframes por legendas. Carrega as imagens apenas quando o utilizador desliza até aquela área particular da página. Como torna o carregamento das páginas mais leve e rápido, entregando, de imediato, conteúdos ao visitante, ajuda à retenção dos utilizadores no site, uma vez que já têm algo para consumir.
Também suporta o carregamento atrasado de vídeos incorporados de serviços como YouTube, Vimeo, entre outros.