7 Verificações a fazer antes de lançar o seu site

Depois de concluir as 12 + 1 ações importantes a fazer logo depois de instalar o WordPress e de preparar o seu site, há alguns cuidados a ter antes de o lançar em definitivo. Todos os dias nascem muitos novos sites e é importante que o seu esteja à altura das expetativas. Confira tudo duas a três vezes, ou as que forem precisas. Só depois deve abrir o champanhe e brindar.

Cuide da segurança

Sejamos claros. Há pessoas más neste mundo. Pessoas que tentam aproveitar-se do seu esforço e trabalho em seu proveito ilegítimo. É algo que também acontece no mundo online, como todos sabemos. O WordPress é um sistema de gestão de conteúdos popular, dominando mais de 26% de toda a Internet, e é um alvo natural de hackers. Procure reforçar a segurança do seu site de todas as formas possíveis. E não esqueça nunca as cópias de segurança.

Verifique a existência de erros 404

Há um erro 404 quando uma página não é encontrada. É algo frequente quando está a preparar o seu site. Há sempre uma ou outra página que construiu, criou ligações (links), talvez até tenha colocado num menu ou sub-menu mas, entretanto, mudou de ideias. O problema é que já não se lembra de que tinha ligações para essa página e até está num dos menus. Mais dia menos dia alguém vai lá clicar e será presenteado com uma página de erro 404. É como fazer aquela viagem para almoçar num dos seus restaurantes de referência para descobrir que mudou de local ou já fechou. Não é agradável. Se já colocou o seu site no Google Search Console (Webmasters Tools) poderá encontrar as páginas que dão erro 404 e resolver a situação. Deve ainda, antes de lançar o site, percorrer todas as páginas, menus, carregar nos links para confirmar se está tudo bem.

Crie um email para o seu site

Um dos erros mais comuns em projetos web ocorre na receção e envio de emails. A maior parte dos fornecedores de alojamento (em rigor são quase todos) limita o envio de emails através dos seus servidores, por uma questão de gestão de recursos e para evitar os abusos de spammers. Nestes casos é ainda frequente que ocorram erros quando o endereço do email do remetente não corresponda ao domínio ou servidor em causa. Para evitar este género de problemas, crie um email para o seu site que irá ficar ligado ao seu formulário de contato. Assim, quando alguém o contatar através do formulário, será notificado por esse endereço. Pode ser, por exemplo, um noreply@nomedosite.pt

Confirme e reconfirme os formulários do seu site

Verifique, confirme, confira todos os formulários do seu site. Se funcionam, se encaminham para os endereços de email corretos. Teste todos os formulários mais que uma vez, enviando mensagens de teste.

Veja as imagens e vídeos

As imagens são elemento fundamental num website. Tenha a certeza de que todas elas estão a carregar de forma adequada e breve. Otimize-as antes de inserir no site para que fiquem com qualidade mas, ao mesmo tempo, leves.
Experimente os vídeos em diversos dispositivos para confirmar que funcionam bem.

Acautele as integrações com rede sociais

Já preparou as suas presenças nas redes sociais. Faça-o, depois crie e teste as ligações do seu site para as respectivas páginas.

Teste (de forma exaustiva) o seu site de comércio online

Seja ainda mais rigoroso nas verificações se o seu site é uma loja online. Confira com cuidado a apresentação do site e tente avaliar como se comportará um cliente. Navegue pelo produtos, coloque-os no carrinho e simule compras para ter a certeza de que está tudo bem. Em sites de comércio eletrónico é ainda mais importante ter uma experiência do utilizador de qualidade. Convide três ou quatro amigos que possam pertencer ao público-alvo para visitarem o seu site e observe a forma como navegam, onde clicam, as hesitações e aprenda com tudo isso.

Os cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o nosso website, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.