Três formas de fazer cópias de segurança do seu site

Lembra-se do conselho mais importante que lhe deram na vida? A mim, foi quando voz amiga me disse “Tenta sempre dar o teu melhor. Muitas vezes não vais conseguir mas nunca conseguirás fazer o teu melhor se não tentares”.

Pois bem, sem querer ser pretensioso ou intrusivo na sua vida, estou preparado para lhe dar um dos melhores conselhos que pode escutar relacionado com o seu projeto online.

Talvez já o tenha ouvido. É quase certo que sim. Por vezes, até com um certo dramatismo.

Pode até ser que lhe tenha dado alguma importância mas, entretanto, alguma coisa o distraiu e as suas boas intenções não passaram à prática. Que desta vez, seja mesmo de vez.

Aqui vai: Faça cópias de segurança do seu site com regularidade e guarde-as fora do servidor do seu site.

Repetindo: Faça cópias de segurança do seu site com regularidade. Guarde-as fora do servidor do seu site.

Para evitar mal-entendidos, convém reforçar que confio nos backups que são feitos pelas empresas de alojamento. A Pages também os faz. Todos os dias. Confio na qualidade, estabilidade e fiabilidade do serviço da Pages, como de outras empresas de alojamento. A questão é se a ‘lei de Murphy’ entra em cena.

Por um qualquer azar, incluindo um pequeno lapso seu, a cópia de segurança fica numa área de acesso público e vai parar a mãos impróprias.

Como o melhor é prevenir, faça cópias de segurança regulares e envie-as para localizações remotas, externas ao seu servidor e seguras, muito seguras.

O WordPress dispõe de muitas e diversas opções para a execução de backups. Recomendamos três soluções de qualidade.

Plugins

BackupBuddy

Já com longo historial, o BackuBuddy é um plugin premium da iThemes. Com um funcionamento simples e intuitivo, permite fazer cópia de todo o site ou apenas da base de dados, criar agendamentos e perfis de backup. Dá-lhe a possibilidade de excluir ficheiros, pastas e tabelas da base de dados, algo que é útil para quem tenha, por exemplo, imagens de alta-resolução ou vídeos.
BackuBuddy permite que faça o download do ficheiro zip ou envia-lo para localizações externas, como a Amazon S3, Dropbox, Rackspace Cloud ou o BackupBuddy Stash, uma solução de armazenamento da própria iThemes.
A reposição é simples e bem documentada. É ainda uma excelente opção para realizar migrações.

Vaultpress

É um produto da Automattic, uma das maiores empresas do universo WordPress e das que mais contribui para o desenvolvimento da plataforma. O VaultPress faz com que todo o processo seja fácil. Basta instalar o plugin, fazer uma configuração simples e deixar que funcione.
Permite fazer cópias diárias ou mesmo em tempo real, depende do pacote que subscrever, uma vez que se trata de um produto premium. Também faz análises diárias de segurança ao site, avaliando a existência de possíveis ameaças. As cópias de segurança são guardadas nos servidores da Automattic. A reposição, se necessária, é bastante simples de executar.

Duplicator

Com mais de 600 mil instalações activas, é um dos mais usados e famosos plugins para a realização de cópias de segurança, facilitando também as migrações.
É simples de usar, embora seja necessária alguma atenção no início. Após activar, o plugins analisa a sua instalação WordPress e notifica-o de eventuais problemas. Cada backup é um ‘package’.
Tem uma versão gratuita e uma premium.

Outras opções

Há muitas outras opções de plugins para este efeito. Algumas gratuitas, outras comerciais. Umas melhores que outras.
Faça uma avaliação do seu projeto e das necessidades de realização de cópias de segurança para selecionar a melhor opção para o seu caso.
É tudo uma questão de saber quais as suas prioridades e em quanto valoriza uma solução deste tipo.

Verifique e confirme

Pode nunca precisar de uma cópia de segurança. É um sinal positivo de que não tem problemas com o seu site. Mas se tiver, se precisar dos backups que fez, é muito importante que funcionem.
Por isso não chega faze-los e guarda-los, é preciso testar com regularidade para verificar se estão em boas condições.
Siga as instruções do sistema de backups que escolheu e prepare uma instalação do website no seu computador. Veja se está tudo a bater certo, a cópia local com o site online.
Se tudo estiver bem, volte a fazer o mesmo processo dentro de alguns meses.

Nota: Nem a Virgu nem o autor são afiliados ou recebem qualquer compensação se decidir optar pela compra dos serviços e produtos aqui referenciados.

Os cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o nosso website, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.