Como reparar uma tabela na base de dados de um site WordPress

A base de dados é o cérebro de um site criado em WordPress. Sem ela, o site não existe. É na base de dados que ficam guardados os artigos, as páginas, as ligações entre os vários componentes, as definições do site, do tema, dos plugins.

Os problemas acontecem quando algo corre mal. A base de dados pode ficar corrompida e dar início a uma série de eventos que colocam em causa o funcionamento do site.

Há uns dias acedi a um site em desenvolvimento e ainda não visível ao público para descobrir que estava desconfigurado, com um problema sério de codificação, mostrando caracteres estranhos onde deveria apresentar palavras e frases legíveis. Foi necessário resolver o problema na base de dados.

Porque é que estes problemas acontecem

A base de dados pode ficar corrompida por diversas causas. Desde um evento inesperado no servidor, uma falha elétrica num momento em que esta se encontrava a escrever dados, um problema de software. Pode, por outro lado, nunca acontecer. Esperemos que seja o seu caso. Mas, se tiver algum azar, deixamos pistas para que possa tentar resolver o problema.

Vamos indicar dois métodos para tentar resolver eventuais problemas que venha a ter na tabela “_posts”, onde estão reunidos os seus artigos. Um mais simples que o outro para aqueles que não dispõem de conhecimentos técnicos.

Como reparar através do ficheiro WP-Config.php

Simples, rápido e fácil. Precisa apenas de aceder ao seu espaço no servidor, via FTP ou outra forma, como cPanel ou Plesk. Descarregue o ficheiro wp-config.php e acrescente:

define( ‘WP_ALLOW_REPAIR’, true );

Depois, visite o seu site através deste endereço: http://oseusite.com/wp-admin/maint/repair.php. Aqui terá, claro de substituir oseusite.com pelo URL do seu site. A reparação é automática.

Como reparar através do phpMyAdmin

Se estiver à vontade no uso do phpMyAdmin este é um método que poderá preferir. Em rigor procede ao mesmo de operação que aquilo que efetuou no anterior.

Aceda ao seu painel de controlo do alojamento, seja cPanel ou outro, e na secção Base de dados carregue em phpMyAdmin. No quadro seguinte terá as bases de dados criados na sua instalação, pode ser um ou mais. Escolha aquela que pretende editar.

tabelabd

Procure a tabela wp_posts, selecione-a e no selector carregue em “Repair table”.

repararbd

O phpMyAdmin irá agora reparar aquela tabela da base de dados e, esperamos, resolver o problema. Tenha em consideração que se alterou o prefixo da base de dados, no momento da sua criação, não irá encontrar uma tabela wp_ mas sim um “_posts” antecidido pelo prefixo escolhido na altura.

Se o seu problema estiver noutra tabela execute o mesmo procedimento depois de a selecionar.