Vá para fora sem sair do escritório

Hoje em dia é tão fácil (e rápido) montar uma loja online, que a tentação de internacionalizar um negócio local ou nacional é demasiado aliciante. Há muitas oportunidades e vantagens na internacionalização, mas também existem muitos riscos.

Deixamos-lhe três dicas resultantes da nossa experiência e dos nossos clientes:

Analise os potenciais mercados

A menos que seja um vendedor nato e goste de correr riscos, analise os potenciais mercados e veja onde poderá fazer a diferença marcando uma posição sólida. Todos nós sabemos que existem pessoas capazes de vender frigoríficos a esquimós, mas nem todos o conseguimos fazer, por isso, verifique se tem soluções para as reais necessidades dos consumidores desse mercado.

Uma forma simples de o fazer, é através da análise das métricas dos seus conteúdos. Utilize o Google Analytics para verificar se há procura dos seus serviços e produtos nos mercados que deseja testar. Não decida por nenhum mercado em particular sem o testar. É tão fácil estar online e em todo o lado, que a tentação de querer estar nos quatro cantos do mundo pode matar à nascença o seu projeto, simplesmente porque o mercado global é demasiado grande para ser abordado de forma não preparada.

Depois de identificado o mercado, comece a criar presença orientada. Participe em fóruns regionais, tente identificar empresas e principalmente quem são os líderes desse mercado.

Tente criar laços com quem já está presente e conhece bem o mercado. Poderá obter muitas informações, que passam despercebidas à primeira vista.

Solidifique equipa e os processos

Prepare a equipa para a nova etapa. Quando atacamos um novo mercado, é normal existir um acréscimo de trabalho, nem sempre suportado por um reforço da equipa.

Se a equipa não se encontrar unida e conhecedora dos processos internos, é possível que a estrutura se desmorone precisamente a meio da avalanche. Faça simulações, leve a sua equipa ao extremo em situações controladas. Tente detetar possíveis pontos de rutura e reforce-os.

Com uma equipa motivada e preparada, estará apto a vencer as mais duras tempestades, e assim poderá desfrutar nos tempos de calmaria.

Informe os seus clientes

Algumas empresas preferem manter os atuais clientes afastados da decisão de irem para novos mercados, com receio de os perderem por acharem que deixarão de ser o focus da empresa. Se isso acontecer (a empresa perder o foco nos atuais clientes) irá mesmo perder os clientes. É garantido, pelo que não tem nada a ganhar em mantê-los ignorantes dessa decisão.

Mas quem sabe se ao afirmar a aposta em novos mercados, não conseguirá que algum cliente lhe dê mais informações sobre esse mercado, ou até sendo conhecedor, lhe abra algumas portas e apresente a potenciais parceiros.
Para além do mais, o simples facto de querer mais, é sinal para os seus clientes que a sua empresa não se encontra estagnada ou conformada.

Use o seu site para comunicar

Quando estiver a analisar os mercados potenciais; a preparar, definir e a testar os seus processos; e a comunicar aos seus clientes, não se esqueça que o seu website pode ser uma ferramenta essencial durante todo o processo. Se quiser saber como, não hesite em contactar-nos.

Agora, vá para fora sem sair do escritório…