Como agendar publicações no WordPress

Uma das muitas fórmulas do sucesso de um website é a publicação regular de novos conteúdos. Sempre originais e de preferência de qualidade. É claro que a definição de “qualidade” pode varia de pessoa para pessoa mas, para o que nos interessa agora, vamos interpretar “qualidade” como sendo conteúdos relevantes e úteis para o público-alvo.

Uma estratégia utilizada por muitos sites é a publicação de artigos num determinado dia e a uma hora fixa. O objetivo é criar uma rotina nos visitantes, acentuando a expectativa do momento em que chega um novo texto, fotos ou vídeo. É uma táctica utilizada por sites que têm autores com uma legião de seguidores. Não há aqui nada de novo. É um sistema utilizado pelos jornais há cerca de uma centena de anos. A um dia fixo da semana apresentam um artigo de opinião de um colunista, que tem os seus leitores fiéis.

Há outros que preferem fazer publicações em dias específicos e horas diversas, mas escolhidas a dedo, a pensar nos momentos em que os potenciais visitantes estarão online, aproveitando o impacto do momento e das partilhas nas redes sociais.

O WordPress permite realizar, com facilidade, o agendamento de publicações para o dia e a hora que pretender. Uma possibilidade que oferece vantagens óbvias. Além de não ser preciso estar sempre a olhar para o relógio.

Imagine que vai viajar e não terá facilidade de acesso à Internet. Ou que vai ter uma semana muito intensa. Ou, melhor ainda, que vai fazer férias. Pode deixar diversos artigos agendados para os dias que pretende e ficar descansado. Já não tem de ficar prisioneiro do relógio.

Como agendar artigos em três passos

  • Primeiro prepare um artigo no editor do WordPress.
  • Agora, em vez de carregar em Publicar, vamos a “Publicar imediatamente”, ao lado do ícone de um calendário, e carregue em Editar.
  • No campo de calendário, escolha o dia, mês, ano, hora e minuto desejado para a publicação.
  • Tenha em conta que o tempo aqui indicado é sempre o do formato de 24 horas mesmo que o seu site use o sistema anglo-saxónico do formato de 12 horas (AM e PM).
  • Confirme em OK.
  • Carregue em Agendar.

Já está.

Como agendar artigos no WordPress

E se o agendamento falhar?

Há algumas circunstâncias, muito dependentes do servidor onde o seu site está instalado, que podem fazer com que o agendamento falhe. Se isso acontecer, pode usar um plugin para garantir que tudo corre como previsto.

O WP Missed Schedule Fix Failed Future Posts efectua verificações a cada 10 minutos ao seu site e publica os artigos agendados que não foram publicados no momento escolhido.