O que é teletrabalho? – Conheça o conceito e vantagens

Estamos em 2020 e a tecnologia faz parte do nosso dia a dia. Mais do que nunca! Andamos com ela para todo o lado, ele é o smartphone, portátil, tablet e em alguns casos até um smartwatch. Estamos constantemente ligados, o que facilita a socialização e produtividade. 

Trabalho remoto é considerado por muitos o pão nosso de cada dia, mesmo antes desta crise do Covid-19. Já milhões de pessoas em todo o mundo tinham aderido à prática do teletrabalho e neste artigo pretendo contar-lhe mais sobre o que isso significa e as vantagens que pode retirar dele.

O que é teletrabalho?

A palavra teletrabalho ou trabalho remoto traduz-se numa atividade profissional exercida à distância, geralmente em casa, ou seja, fora do espaço físico da entidade empregadora. O teletrabalho pode ser feito através de opções de telecomunicações, como ferramentas de telefone, email e internet, como Slack ou Skype. Falaremos delas mais à frente, num artigo com dicas de plataformas a utilizar.

Vantagens e desvantagens

As vantagens são óbvias. Uma delas pode ser a versatilidade face aos horários que pode ter. Não precisa de trabalhar horas seguidas para ter um bom nível de produtividade! Ter a facilidade de escolher se prefere trabalhar de manhã, à tarde ou á noite é óptimo. Você conhece-se a si próprio, sabe quando se concentra melhor, pode fazer pausas mais regulares, etc. É claro que este tipo de práticas contribui para uma diminuição do stress, das despesas (principalmente de deslocação), tem mais tempo livre para lazer, mais tempo para a família, etc.

Claro que nem tudo é um mar de rosas… E por exemplo, pode sentir falta do contacto com colegas. Para colocar alguma dúvida, sobre como pode fazer melhor isto ou aquilo… É óbvio que aqui, neste ponto em específico, pode recorrer a plataformas de comunicações, mas sabemos bem que contacto físico é outra coisa!

Outra desvantagem que pode advir do trabalho remoto (não para todos) é a dificuldade de um dia não conseguir separar a vida pessoal da profissional. Tente separar as águas!

Esperamos que tenha ficado esclarecido sobre o conceito de teletrabalho ou trabalho remoto e que as vantagens são muito mais que as desvantagens. Consegue ser igualmente ou até mais produtivo, mesmo trabalhando à distância, no conforto de sua casa.

Continue a acompanhar o blog da Virgu para mais dicas sobre teletrabalho, no próximo artigo, vamos explorar que tipos de empresas o poderão fazer. Claro que nem todos os ramos de atividade conseguem…

Os cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o nosso website, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.