Boas práticas em formulários para dispositivos mobile

Antes de começar a desenhar qualquer site de e-commerce, já conseguimos identificar certos padrões presentes em muitas lojas e-commerce, que foram estabelecidos pelos utilizadores.

Existe uma razão pela qual conseguimos identificar certos padrões nesses mesmos sites. Simplesmente porque eles funcionam e proporcionam uma melhor experiência de compra. Não existem truques nem temos de reinventar a roda para colocarmos algumas dessas boas práticas à disposição do utilizador.

São esses mesmos padrões que temos de aceitar e respeitar quando desenhamos a experiência de utilização num site deste ramo.

Neste artigo vamos explicar algumas melhorias que muitas das vezes são esquecidas no desenvolvimento de uma loja e-commerce, e mais especificamente, de formulários.

 

Desperte o teclado ideal para cada input

Quando estamos a desenvolver um formulário, queremos que a experiência seja o menos aborrecida e mais clara possível. Por um lado, ninguém aprecia escrever formulários e por outros temos sempre de ter atenção se colocamos a informação correta.

Podemos facilitar a vida ao utilizador neste momento, ao despertarmos o teclado ideal para cada input. Por exemplo ao estarmos a pedir o número de telemóvel, devemos despertar o teclado número em vez do teclado qwerty.

Implementar esta funcionalidade não requer grande esforço e vai melhorar a experiência no preenchimento de formulários no seu site.

 

Desative o auto-corretor durante o processo de compra

Esta é uma daquelas melhorias que é invisível aos olhos do utilizador mas que lhe vai facilitar bastante o preenchimento de formulários.

Quantas vezes estamos a preencher formulários com dados sensíveis e o auto-corretor está sempre a tentar corrigir o nosso texto. Isto leva a uma má experiência e é isso que queremos evitar num processo de compra.

Portanto, recomendamos desativar o auto-corretor nos inputs onde não é necessário.

 

Evite registos ou processos de compra complexos

Não existe uma única pessoa no mundo que goste de preencher formulários de registo e completar processos de compra complexos. Faça com que este processo seja fácil, intuitivo e o mais importante: curto.

Os utilizadores de mobile têm um período de atenção muito mais curto do que os utilizadores de desktop, por isso devemos aproveitar melhor esse período de atenção e optimizar o processo de compra ao máximo.

Podemos simplificar o processo de compra diminuindo a quantidade de inputs que o utilizador precisa de preencher.

Por exemplo, muitas das pessoas utilizam a mesma morada de envio para a morada de faturação; simplifique este processo colocando uma opção para o utilizador escolher a mesma morada para ambos os campos.

Além disso, podemos incluir o login e/ou registo através de redes sociais como o Facebook, Twitter ou Google+ (Gmail) e poupar tempo no preenchimento de dados como o Nome, Email e até password.