5 leis que todos os UX Designers devem saber

Hick’s Law

Esta lei descreve que tempo que uma pessoa demora a tomar uma decisão é influenciado com base no número de opções que lhe apresentamos. Ou seja, o tempo de decisão aumenta consoante a quantidade ou a complexidade de opções que lhes é apresentada, estejamos a falar de um dropdown, menu ou formulário.

Ao reduzirmos o tempo de decisão de cada interação da pessoa, vamos aproximá-la do objetivo dela mais cedo e sem complicações.

 

Fitts Law

Esta é uma das leis que normalmente já a praticamos mas sem saber que existe uma lei que fundamenta esta prática. Tal como a lei de Hick, a lei de Fitts está relacionada com o tempo. Esta diz-nos que o tempo necessário para nos movermos rapidamente de uma posição inicial até à posição final é proporcional ao tamanho e distância do objeto de destino.

Por isso, devemos manter os botões de ação com destaque e junto do raio de ação da pessoa (o polegar da pessoa, no caso de mobile) para que o movimento e esforço que a pessoa tenha de fazer seja mínimo de forma rápida e eficaz.

 

Von Restorff Effect

Quando existem múltiplos elementos semelhantes entre si, o elemento que mais se difere é aquele que mais facilmente será memorizado ou lembrado. Podemos diferenciar esse elemento através do destaque de informação ou ações nele contidas.

 

Serial Position Effect

Todos nós temos a tendência para memorizar a primeira e a última interação que temos com uma pessoa, com uma experiência, com algum lugar. Nas interfaces isso não é diferente. Aquilo que queremos que a pessoa memorize, ou que tenha mais atenção, devemos colocar no inicio ou no fim da informação.

 

Law of Common Region

As interfaces baseadas em cartões, como o estilo Material Design, baseiam-se nesta lei. Esta lei diz-nos que os elementos são interpretados como grupos se partilharem uma área com limites definidos. Por exemplo, ao adicionarmos um fundo a um conjunto de items, o utilizador vai interpretar a informação como sendo parte integrante de um grupo, relacionados entre si.

Os cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o nosso website, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.