#fiqueemcasa e crie um website! – Parte 2

Damos continuidade à nossa série “#fiqueemcasa e crie um website”, com a instalação do WordPress no seu servidor e posteriormente do template que vai querer usar no seu website.

Instalar o WordPress não podia ser mais fácil, com recurso ao Softaculous

Eu já criei uns quantos websites e acredite que quando chegar ao fim deste processo vai perceber porque lhe digo que não tem nada que saber! Isto muito por causa do Softaculous, que é uma ferramenta que facilita a instalação do WordPress no seu servidor. Sem precisar de grandes truques!

Para começar, aceda ao CPanel (que é um tipo de software que torna possível a gestão do seu servidor de forma fácil e rápida) e no menu de Software selecione “Softaculous Apps Installer”.

Depois disso clique em WordPress.

Clique em Install.

Depois de clicar no botão Install, só precisa de preencher o formulário que lhe vai aparecer. Este formulário solicita o preenchimento de muitos detalhes, que normalmente são pré-preenchidos por padrão, altere-os se precisar. Por exemplo, o nome do site, descrição, username do administrador, a password, o email utilizado, o idioma em que quer instalar o WordPress, etc.

Depois de revisto o formulário, clique no botão Install para iniciar o processo. No final está tudo pronto para avançar para a personalização do seu website. Encontra os dados para login na plataforma, quando o Softaculous terminar o processo de instalação.

Quando este ecrã é mostrado, significa que já pode aceder ao painel de administração do WordPress. Faça o login e vamos passar já à instalação do template.

Tenha o website ao seu gosto

Deve ter reparado que o seu website já está online e provavelmente que não tem um template ao seu gosto… Pois bem, eu normalmente recorro à loja Themeforest da Envato para escolher o template que vou utilizar nos meus websites. É óbvio que tem que ter atenção aos requisitos dos template, para que versão de WordPress estão optimizados, se são atualizados regularmente, se não é caro demais, etc. Mas mais importante que tudo isto é escolher algo que reflita a mensagem que quer passar. O template é uma parte muitíssimo importante da imagem de marca!

Depois de escolhido, pago e descarregado o template seguimos em diante. Basta descarregar o ficheiro e importá-lo no WordPress, a partir do menu de Apresentação > Temas > Adicionar novo > Carregar Tema.

Faça upload do template. O próprio WordPress é que irá instalar o template no seu website.

Quando terminar a instalação, clique em Ativar, para que o mesmo seja mostrado no seu website, como pretendido. Agora acedendo ao URL do seu website, já poderá ver o template instalado e pronto a ser personalizado.

Os passos seguintes de personalização do template e de adicionar conteúdo (como páginas, artigos, etc) ficam para o nosso próximo artigo. Com isto já terá muito para se entreter!