Respon…quê? Responsivo!

Se a evolução da tecnologia fosse um filme poderia chamar-se Fast and Furious, e de forma rápida e furiosa provoca o acréscimo de novos termos no nosso dicionário. Hoje vamos falar do termo Responsivo.

Segundo a Infopedia, diz-se responsivo aquele “que responde de forma rápida e adequada à situação”.

Voltando aos sites, cada vez mais acedemos ao conteúdo online através dos nossos dispositivos móveis, seja smartphones ou tablets, pelo que já não basta que os sites se ajustem ao tamanho e resolução do monitor do computador dos nossos visitantes.

Hoje em dia é necessário que os sites sejam capazes de responder de forma adequada à plataforma tecnológica dos seus visitantes, por isso funcionalidades como click versus touch, tamanho e resolução do ecrã, utilização ou não de determinadas tecnologias como o Adobe Flash são cada vez mais importantes.

Mas porque é que são importantes?

Se não optares pela utilização de um site com design responsivo, terás de escolher uma das seguintes opções:

  • Ignoras os utilizadores que pretendem aceder ao teu site via dispositivo móvel (não recomendado)
  • Crias multiplas versões do teu site para cada um dos cenários de utilização possíveis (também não recomendado)

Mas porque é que hás-de ignorar a experiência dos teus visitantes, ou ter o trabalho de duplicar conteúdos, manutenção e também custos?

Se ignorar utilizadores é mau, duplicar versões de um mesmo website com o mesmo conteúdo, apenas diferenciando interfaces, faz com que o teu cliente se sinta perdido em tantos ambientes distintos, como colocarás os websites a competir uns contra os outros junto dos motores de busca.

Se pensares bem, ao investires num website único capaz de se ajustar de forma adequada, verás que estás a efetuar um investimento a longo-prazo numa plataforma de comunicação com os teus visitantes.

Para além do SEO (Search Engine Optimization), palavras-chave, conteúdo, e de muitos outros aspetos que influenciam a qualidade e importância de um site, cada vez mais a experiência de utilização é fundamental para a boa classificação de um site junto dos motores de busca (Google e os outros).

Pensemos num site como sendo totalmente independente do dispositivo, sistema operativo, do browser ou da tecnologia mas totalmente focado e dependente do utilizador.

Se a tua ferramenta é o website e o teu objetivo é o utilizador, o design responsivo será o caminho a percorrer.

Os cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o nosso website, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.