Como fazer espaços duplos e simples no editor do WordPress

Quem usa WordPress não hesita em dizer que é um sistema de gestão de conteúdos fácil de usar. Por norma, até é. Simples, intuitivo, configurável, em permanente actualização e com larga margem para ser estendido.

A questão é que uma boa parte dos utilizadores que dizem isso chegaram ao WordPress há uns anos, antes de ter ganho alguma complexidade, deixando de ser ‘apenas’ uma plataforma de blogs para passar a um sistema completo de criação e gestão de sites.

Uma das principais dúvidas de quem chega está no editor de texto e, em particular, na gestão de espaços entre linhas e criação de linhas simples e duplas.

Esqueça o Word

Para quem está habituado a usar o Microsoft Word há algumas diferenças, que contribuem para o resultado final.

Para o exterior, o espaço entre linhas é controlado pelo tema, sendo que pode ser alterado no CSS, a folha de estilos do tema.

Na área de edição, quando o utilizador carrega na tecla de Enter para acrescentar uma linha em branco, o editor do WordPress (quando em modo visual) considera que está a ser criado um novo parágrafo e, assim, acaba por inserir um espaço duplo.

Se a ideia é criar um espaço simples, para escrever, por exemplo, um endereço, deve carregar-se em simultâneo nas teclas Shift + Enter. Este comando indica ao editor do WordPress que quer iniciar uma nova linha dentro do mesmo parágrafo.

Por outro lado, se o objetivo é editar algo que tem espaço duplo e quer transformar em simples, não precisa de refazer tudo. Recorra ao separador HTML no editor e faça os ajustes, podendo regressar depois ao Visual.

Editor Visual e HTML do WordPress

E plugins, há?

Claro que sim. A questão a colocar é se, para fazer estas ações, precisa de usar plugins.

Se, ainda assim, a resposta for ‘sim’, pode usar o PS Disable Auto Formatting. É um plugin que impede a formatação automática e modifica o código HTML gerado pelo editor visual.

2 thoughts on “Como fazer espaços duplos e simples no editor do WordPress

  1. marcos medeiros says:

    estou com dificuldade para escrever textos (poesia) no meu blog wordpress por causa do duplo espaçamento.
    Já tentei transprtar poesias do word para o blog e não consegui. Ainda não estou frustrado mas estou caminhando para isto! Por favor me ajudem.