8 dicas para escolher o melhor tema WordPress para si

Escolher um tema para um site WordPress é uma das tarefas que mais tempo consome a quem está a dar os primeiro passos. Apesar das dificuldades há alguns truques que se podem usar para fazer a melhor seleção. É disso que nos ocupamos hoje.

Há uma enorme quantidade de temas, desde gratuitos a comerciais (por norma designados por premium), e é fácil perdermos bastante tempo num emaranhado de possibilidades e opções. Muitos dos temas juntam, e misturam, aspecto com funcionalidades, ao apresentar diversos elementos que cabem em concreto ao território dos plugins.

Convém explicar que as boas regras do WordPress recomendam que o tema trata do aspecto e os plugins acrescentam funcionalidades ao site. Apesar disso, há muitos autores de temas que não hesitem em quebrar esta regra e juntar uns quantos extras. É uma prática que ocorre, com frequência, nos temas comerciais. Com ela, os respectivos autores procuram ganhar vantagem competitiva sobre outros.

Para que o processo de análise seja menos complexo, preparamos algumas dicas que o vão ajudar.

Qual a finalidade do tema?

É a primeira pergunta que deve responder quando parte à procura do tema que se ajusta ao seu site. Vai criar um site institucional, pessoal, de apresentação de um produto, um portfólio, uma loja online? O ponto de partida passa por definir o objetivo central do site e criar um primeiro esqueleto daquilo que vai ter. Pode implicar um maior investimento de tempo na fase inicial e ser algo pouco sexy mas vai poupar-lhe muito tempo depois.

É mesmo aquele tema que pretende?

Quando julga ter encontrado o tema adequado, porque o site de demonstração corresponde aquilo que desejava, pare. Trave a fundo e volte a analisar tudo de novo. Analise a generalidade mas também os detalhes.
Lembre-se que um site de demonstração é como uma casa modelo. Está tudo arranjado de forma perfeita, arrumada e otimizada ao máximo para criar impacto. Numa casa modelo deve pensar como as suas coisas e o seu estilo e rotinas encaixam naqueles espaços. Faça o mesmo no site.
Veja como as diversas área estão organizadas e pense como o seu conteúdo, a sua mensagem, pode encaixar nas seções.

Experimente o tema de demonstração

A maior parte dos temas comerciais não permite o acesso ao painel, para ver e experimentar as diferentes opções. Mas alguns têm seletores que possibilitam que possa observar alguns aspetos, como a mudança de cores, esquemas de página, entre outros.

O tipo de tema não importa

Por entre os milhares de temas que existem para WordPress, há muitos que foram desenvolvidos para um determinado nicho de mercado, como certas profissões ou tipos de negócio.
Assim, se por um lado, pode e deve procurar temas que, à partida, sejam mais ajustados para o seu projeto, por outro lado, não feche a porta a outras possibilidades. Se o seu site é para uma empresa de condomínios não coloque de lado um tema que foi criado a pensar em estabelecimentos de spa. Porque também pode funcionar para o seu caso específico.

Analise as funcionalidade

A maior parte dos temas, como atrás indicamos, vai além da sua principal função de cuidar do aspeto e integra diversas funcionalidades. Veja quais são e se correspondem aquilo que necessita.

Dê uma vista de olhos pela documentação

Nos casos em que for possível, leia a documentação. Pelo menos, dê uma vista de olhos cuidadosa e procure encontrar respostas para as dúvidas que tenha. É verdade que a maior parte dos autores de temas não disponibiliza a documentação antes de concretizar a venda mas há exceções.

Faça perguntas

Ao escolher um tema para o seu projeto online esclareça sempre as suas dúvidas. Coloque a timidez de lado. Se tem alguma questão a fazer aos autores do tema, faça-a. Procure uma forma de contacto e vá em frente.
Tenha apenas uma preocupação importante: se quer obter respostas completas, faça todas as perguntas e formule-as bem, de forma simples mas completa e o mais detalhada possível. Seja claro.
Se não dominar o inglês peça a ajuda de quem domine a língua para lhe formular o texto.

Informe-se online e com os outros

Antes de avançar para a compra, procure ler com atenção o que existe online sobre o tema que pensa comprar. Veja se há avaliações e críticas, sejam positivas ou não. Faça uma leitura cuidada e com espírito crítico, porque alguns desses textos podem conter links de afiliados e podem ser pouco rigoroso.
Se possível, procure ainda aconselhamento junto de pessoas que possam já utilizar o tema em questão.