Função mail() desativada? Aprenda a configurar um servidor de email no WordPress

Na Virgu a função mail() nativa do PHP encontra-se desativada por questões de segurança nos nossos servidores, impedindo a sua utilização abusiva. Contudo, por exemplo ao usar o WordPress pode enfrentar problemas no envio dos emails do próprio CMS. Para resolver a situação é muito fácil, basta configurar um servidor SMTP no WordPress.

Para resolvermos o nosso problema no envio dos emails, vamos recorrer ao plugin WP Mail SMTP by WPForms, disponível no repositório oficial de plugins do WordPress.

O primeiro passa por instalar o plugin, obtendo a seguinte opção no menu Opções.

Visto que a opção mail() se encontra desativada, teremos que configurar o nosso próprio email para o envio. Selecionamos a opção Other SMTP na opção Mailer do plugin que instalamos no passo anterior.

Será agora necessário criar uma conta de email específica para o envio de emails a partir do WordPress. Para isto será necessário aceder ao cPanel da conta de alojamento Virgu, selecionar a opção Contas de e-mail e inserir os dados pedidos, conforme mostra a seguinte figura.

De seguida recolhemos os dados da nova conta de email criada de modo a podermos mais tarde inserir no plugin instalado no passo 1. Carregamos em Setup Mail Client.

Falta apenas configurar o plugin. Os dados são os seguintes:

  • SMTP Host – o endereço do nosso servidor de email, normalmente mail.onossodominio.pt
  • SMTP Port – porta 993
  • Encryption – TLS
  • Auto TLS – On
  • SMTP username – a conta de email que criamos (ex: wp@virgu.com)
  • SMTP password – a password da conta de email criada

Depois basta ir à aba Email Test do plugin e enviar um email de teste para uma conta de email e confirmar a sua receção.

Se não usa nenhum WordPress, nem nenhum CMS então o mais provável é ter de implementar a solução por si mesmo, nós aconselhamos o PHPMailer.

 

A Virgu tem uma nova Política de Privacidade. Ela entra em vigor no dia 25 de maio de 2018. Ignorar