5 dicas para ser mais produtivo em teletrabalho

Continuamos a explorar a situação atual de teletrabalho de muitas pessoas, em plena crise de saude pública. Agora é a vez de deixarmos algumas dicas para não só conseguir manter, como aumentar a sua produtividade em trabalho remoto. 

1. Escolha o seu local de trabalho em casa

Trabalhar a partir de casa tem muitas vantagens e uma delas é a possibilidade de o poder fazer no seu cantinho favorito. Pode ser no escritório, na sala de estar, no quarto, ao ar livre (caso tenha uma varanda ou jardim), etc. Escolha um sítio da sua casa onde sabe que conseguirá ser igualmente ou até mais produtivo do que no seu local de trabalho habitual. Tente arranjar um sítio isolado em sua casa, arejado, bem iluminado e onde sabe que não será incomodado com frequência.

2. Organize ao máximo o seu trabalho!

Seja ou não a pessoa mais organizada deste mundo é importante mantê-la no seu trabalho. A desorganização prejudica e muito os níveis de produtividade! Sugerimos-lhe algumas ferramentas que o vão ajudar nesta altura, por exemplo, o Trello e/ou Todoist para conseguir ter sempre todas as suas tarefas bem definidas e organizadas.

3. Tente manter-se animado

Bem sei que é difícil… Ainda para mais numa altura como estas, em que as notícias nos mostram que o Covid-19 vai continuar a matar pessoas e a infetar muitas mais nos próximos tempos. Tente manter-se informado, mas não se massacre com essa avalanche de informações que nos chegam dos diversos dispositivos que temos em casa. Tente distrair-se, ler um livro que esteja em atraso ou que tenha na prateleira que o ajude a limpar a cabeça, ou ver uma série do Apple TV+ ou Netflix, aproveite para pôr em prática um hobby (se tiver e for possível fazê-lo em casa) ou então dedique-se ao desporto! Há tanto que pode fazer e que o pode ajudar a animar. Se estiver deprimido o seu nível de trabalho nunca será o expectável!

4. Mantenha os objetivos bem definidos

Nao é por estar em casa que tem que ser preguiçoso! Nada disso. Trace metas competitivas que o ajudem a ser um profissional de mão cheia. O melhor da sua área. Se tiver sempre várias metas a atingir, vai ver que isso o vai ajudar a ser um melhor profissional. Vai tentar superá-las. Comigo tem resultado!

5. Estar sempre online é importante!

Vivemos num mundo totalmente digital e onde a internet faz parte do nosso dia-a-dia. É por isso importante que, se trabalha num meio corporativo, esteja sempre online e em contacto com os seus colegas. Demos como sugestão em cima já duas plataformas, que podem ser usadas em equipa e que ajudam a melhor organizar o fluxo de trabalho. Porém para uma maior interação podemos sugerir o Slack, ou mesmo criar uma plataforma proprietária baseada em WordPress, com o tema P2 da Automattic. Demos até outras sugestões de ferramentas num artigo anterior nosso, dê uma vista de olhos aqui.

Quando se trabalha em equipa, mesmo que à distância, importa estar sempre disponível e a internet facilita tudo!

Continue atento ao blog da Vírgu para mais dicas!

Os cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o nosso website, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.