Dúvidas?
Envie email para suporte@virgu.com ou ligue +351 911 000 717 (Artur Azevedo)
Há uns anos li uma notícia sobre o encontro anual dos ‘Carlos’. Um grupo de pessoas, todos tendo ‘Carlos’ como nome próprio, criou uma pequena tradição. Uma vez por ano juntava-se para, à portuguesa, em redor de mesa farta, celebrar o seu nome.
Confesso não encontrar razão para haver festança por ter ‘Carlos’ como nome. Suponho que qualquer razão é boa o suficiente para comer e beber em comunidade. Recordo-me que a notícia falava mesmo de várias gerações de ‘Carlos’ e havia família com avô, pai e filho a ostentarem o nome. Se a tradição ainda o é, se os Carlos ainda se juntam, não sei. Sei que se tal acontecer é provável que um deles tenha já feito o website do evento e talvez em WordPress. O seu principal problema, está bom de ver, é a gestão dos nomes dos utilizadores.
Há uns meses trabalhamos numa nova versão de um site já existente. Serviço completo. Implicava mudar o aspecto do site, implementar novas funcionalidades, torna-lo capaz de responder aos diversos dispositivos, redimensionar as imagens que vinham do passado, refrescar os textos ou criar novos, optimizar a base de dados, entre outras coisas que, no somatório, passavam por criar um site novo.
Lembrei-me da história dos Carlos quando tomamos conta do painel de controlo do site. Nos utilizadores havia um ‘admin’, o ‘admin1’, ‘admin2’, até ao ‘admin5’. O site tinha sido criado num tempo em que o WordPress criava o primeiro utilizador como ‘admin’, o que aconteceu até à versão 3.0. Desde essa fase ninguém tinha efetuado qualquer mudança. Mesmo com os contínuos alertas da necessidade urgente de remover o ‘admin’ como utilizador.
Houve outra coisa que nos assustou nesse momento: não havia cópias de segurança próprias.
O plano trabalhos tinha acabado de registar uma atualização:
Resolvida a prioridade número 1, respiramos fundo e seguimos para a segunda tarefa. De imediato encontramos três opções:
O Username Changer é um pequeno, simples e eficaz plugin que faz exatamente aquilo que anuncia.
Depois de o instalar e ativar vá a Users > Username Changer. Num campo escolha o nome de utilizador que pretende alterar, no outro coloque o novo nome. Carregue para guardar as alterações e… pronto. Está feito. Se desejar pode remover o plugin.
Se o primeiro método é assim tão simples, porque optar por outros? Bom, por uma questão de preferência e porque há quem prefira reduzir o número de plugins instalados ao mínimo necessário. Mesmo eliminado depois da sua utilização, todos os plugins acabam por deixar algo atrás.
Por isso, aqui fica um outro método:
Agora é tempo de fazer novo backup para teres uma cópia de segurança com os dados actualizados.
Tendo em conta os métodos anteriores não há razão nenhuma para fazeres esta alteração de forma directa na base de dados. está longe de ser o recomendado, a menos que te sintas à vontade com o MySQL. Mas, enfim, como o saber não ocupa lugar, vamos lá.
Faz nova cópia de segurança. Sim, não esqueça de fazer sempre os seus backups com regularidade e sempre antes e depois de alterações importantes.
Mas isto também é válido para outros nomes de utilizadores, mesmo que não sejam admin? Claro que sim, podem ser usados com qualquer nome de utilizador.