Porque devo utilizar o WordPress? – Parte I

É frequente perguntarem-nos: “Porque devo utilizar o WordPress? Tenho o meu site há tanto tempo, e nunca deu problemas. Porque devo mudar?”. Também nós fizemos as mesmas questões quando analisamos as diversas plataformas existentes.

Iremos partilhar num conjunto de textos, os motivos que nos levaram a adotar o WordPress como plataforma preferencial para os nossos projetos.

O WordPress é fácil

Sim, o WordPress é fácil. É claro que dominar o WordPress é tão difícil como dominar qualquer outra ferramenta, no entanto para quem nunca se aventurou no mundo dos CMS (Content Management Systems, ou simplesmente Sistemas de Gestão de Conteúdos) ou nem sequer pretende dominar um CMS e apenas deseja publicar conteúdo, o WordPress permite uma aprendizagem rápida e fácil da gestão da plataforma.

Mas quão fácil é esta aprendizagem? Quando assistimos à discussão das vantagens dos diversos CMS, é frequente ouvir: “O WordPress é uma plataforma de blogs”. Não sendo totalmente verdade, é certo que o WordPress começou como sendo uma plataforma de criação e gestão de blogs, mas evoluiu para um verdadeiro CMS, não esquecendo a sua caraterística inicial.

Por isso, gerir um site pode ser tão fácil como criar e gerir um blog.

O processo de criação de um blog em WordPress para publicação de receitas tradicionais, ou da criação de um site institucional com loja online em multi-idioma para uma empresa é exatamente o mesmo.

Esta é a principal razão responsável pela popularidade do WordPress. Segundo um estudo recente o WordPress é a plataforma utilizada em 60% dos CMS atuais, o que corresponde a 23% de todos os websites atuais.

Mas não se deixem enganar pela facilidade proporcionada pelo WordPress, na realidade é uma plataforma robusta e por isso é utilizada por grandes marcas internacionais, como:

TechCrunch
The New Yorker
BBC America
The Official Star Wars Blog
Variety
Sony Music
MTV News
Beyonce
eBay Inc
PlayStation Blog
Time Inc
Facebook Newsroom
Google Ventures
Rolling Stones
iClub
Observador

Para quem desejar conhecer mais projetos desenvolvidos em WordPress, convidamos a visitarem a nossa secção Site do dia, onde destacamos diversos projetos que utilizam esta plataforma.

Por ser fácil, utilizamos e recomendamos o WordPress.

No próximo texto iremos falar sobre a segurança desta plataforma. Até lá.