Como definir uma data e hora de expiração de artigos e páginas no WordPress

Por muito que não queiramos, o calendário e o relógio definem muito da nossa vida. Quase tudo tem dia e hora marcada, obrigando-nos, muitas vezes, a uma preocupação desmesurada em algumas situações.

Como moderno, intuitivo e prático sistema de gestão de conteúdos, o WordPress tem forma de ajudar os utilizadores a resolverem alguns problemas de tempo. Não faz o que não pode ser feito, como mais tempo, por exemplo, mas pode ajudar a poupar-nos alguns preciosos minutos.

Um deles passa por determinar um momento de expiração de um conteúdo, como uma página ou artigo.

Vejamos um exemplo. Suponha que a sua empresa está a promover um concurso no qual os participantes têm de interagir com uma página até às 24 horas do dia 7. Para evitar participações fora de horas a melhor forma é removê-la. Pode, claro, esperar de forma paciente pelas 24 horas do dia 7 para o fazer mas isso implica a necessidade de estar disponível à hora desejada e garantir que não haverá interferências ou distrações.

De raiz, o WordPress não tem esta funcionalidade. Mas uma das sua grandes vantagens é a enorme comunidade existente, que tratou de encontrar uma solução. Neste caso através do plugin Post Expirator.

É um plugin simples e eficaz, com a missão de retirar do site artigos publicados, passando-os ao estado de rascunho ou eliminado-os em definitivo, num dia e numa hora indicados.

Após a instalação, o plugin acrescenta uma caixa de edição extra, sendo aí que são realizadas as necessárias alterações. O Post Expirator funciona também com páginas e até permite alterar a categoria do artigo na data de expiração.

Expirar artigos e páginas no WordPress

Mas, e lá vem o ‘mas’, há um pequeno senão. O plugin necessita que o WP Cron esteja a funcionar. Esta é uma função presente no WordPress que permite a gestão de agendamentos e outras tarefas, por exemplo. No entanto, por vezes alguns sistemas de alojamento limitam ou impedem o uso do WP Cron. Portanto, antes de usar o Post Expirator de forma efectiva e oficial, teste o seu funcionamento ou pergunte ao seu fornecedor de alojamento.

Na definição base, o Post Expirator funciona todos os minutos mas pode, e deve, ser configurado para usar o WP Cron com agendamento, poupando alguns recursos ao website, sobretudo se estiver num alojamento partilhado.

Ah, falta acrescentar que a data e hora de expiração pode ainda ser inserida via shortcode.