Como atribuir nomes automáticos aos ficheiros de media

As imagens são uma parte importante, e por vezes decisiva, de um website de qualidade. Jacques de La Palice não diria melhor.

(Outras pessoas dirão que nem todos os sites precisam de imagens, porque podem viver da qualidade dos seus textos. Certo, mas não é disso que queremos tratar agora, portanto não vamos estragar o início)

Regressemos, pois, às imagens. De preferência, todas elas devem ser publicadas com texto alternativo e descrição adequada e correta. É uma forma de ajudar a melhorar a classificação destes elementos e dos sites junto dos motores de busca. Seja ou não uma imagem de destaque.

Para começar é importante explicar que o WordPress usa os nomes dos ficheiros como título quando carrega imagens. Portanto, uma foto que no computador surge como IMG_7867 irá ficar com esse nome. Não se pode dizer que seja uma denominação útil para os motores de busca, que não vêem as imagens mas lêem os textos dos dados que as acompanham.

Textos e descrições alternativas

Daí a importância dos campos de texto alternativo e de descrição que o WordPress deixa, por omissão, em branco.

O problema é que preencher estes campos pode ser uma tarefa difícil de realizar ou implicar muito tempo se carregar um elevado número de imagens com regularidade. Por exemplo, num portfólio de fotografia.

Às vezes pode ser acometido de uma certa preguiça ou atingido por uma dose de esquecimento, seja ela real ou selectiva, e não colocar os textos e descrições alternativas nas fotos.

Não vai por aí. Na pior das hipóteses faça isso de forma automática. E só precisa de atribuir um nome decente ao ficheiro de imagem no computador.

Sem esquecer que deve usar apenas e só os plugins que o seu projecto necessita, a primeira coisa a fazer é instalar e ativar o Format Media Titles.

Depois vá às suas definições para configurar o plugin. Um dos pontos positivos é a possibilidade de remover hífens e sublinhados (underscores) dos nomes dos ficheiros. Pode também eliminar outros caracteres e sinais, o que é uma medida preventiva de futuros ‘acidentes’ na base de dados. Permite ainda capitalizar palavras no campo do título, se assim o entender.

Format Media Titles

Na secção de opções pode indicar que pretende a pré-formatação do título, legenda, texto alternativo e descrição. Se porventura escapar o campo do texto alternativo, o plugin irá aplicar-lhe automaticamente o título.

Assim, de cada vez que carregar uma imagem o plugin entra em cena e formata os campos com o nome usado no título, de forma a que seja amigável aos motores de busca.