6 Ações para iniciar 2016 com um site limpo e otimizado

Quando era pequeno era costume fazerem-se as famosas “limpezas de Páscoa”. Era aquele momento do ano em que se vasculhavam todos os cantos da casa numa ação de profundo esmero, que ia muito além da componente higiénica. Era também uma espécie de purificação da alma.

Limpava-se com maior profundidade porque implicava dispensar coisas acumuladas ao longo dos últimos tempos e acabava-se sempre por mudar uma ou duas peças de mobiliário de um sítio para outro.

É verdade que a “limpeza da Páscoa” podia ser feita em qualquer altura do ano mas a escolha do momento trazia (e traz) em si um conjunto de tradições, com ligações à religiosidade, por um lado, e práticas pagãs, por outro, relacionadas com o fim do Inverno e a chegada da Primavera.

O início de cada ano é outro dos momentos do calendário entendido como representando uma rutura com o passado. Em concreto com os 12 meses anteriores. Um ano passou, outro está à nossa frente, transportando novas perspectivas, ambições, a esperança em algo melhor.

Por isso, o que aqui propomos é uma “limpeza da Páscoa” no início deste novo ano. O alvo deste asseio é o seu site WordPress.

Para que não haja dúvidas, convém salientar que a sua presença online deve estar sempre debaixo de olho e a “limpeza” deve ser permanente. Estas iniciativas extra serão, enfim, apenas para vasculhar os tais cantos que, por vezes, ficam esquecidos, e para tratar de arrumar a mobília.

Contactos
Como não é vulgar ligarmos para o nosso telefone, também não é usual recorrermos à nossa página de Contactos para enviarmos um pedido de contacto para nós mesmos. Mas é mesmo isso que hoje pedimos que faça. Sendo uma das mais importantes (talvez a mais importante) do seu site, esta é uma área que fica, muitas vezes, esquecida. Visite a página, verifique com cuidado se toda a informação que lá está ainda continua válida. Preencha o formulário de pedido de contacto e envie-o. Faça o mesmo com todos os elementos de interação que os visitantes podem usar para chegar até si. Assegure-se de que está tudo a funcionar.

Sobre Nós
É outra daquelas páginas que acaba por ser relegada para segundo ou terceiro plano. Quando fez o site talvez tenha sido aqui que investiu mais tempo. À procura das melhores palavras para apresentar a sua empresa, a medir as frases, a estudar a sua eventual otimização para os motores de busca. Depois deixou-a ficar entregue a si própria. O tempo foi passando e não a atualizou. Agora é tempo de regressar até ela. Confira se toda a informação está correcta. Atualize o que estiver desatualizado, refresque os textos, olhe para os dados do Google Analytics do seu site e altere as palavras-chave se assim for necessário. Ajuste tudo para aquele novo slogan que decidiu implementar neste novo ano.

Redes sociais
Quando fez o seu site talvez não estivesse presente em todas as redes sociais em que está agora inscrito. Na altura talvez estivesse apenas no Facebook. Agora está também no Twitter, no Google+, no Pinterest, no LinkedIn, no Instagram, talvez em mais uma ou duas. Faça uma análise cuidada das redes sociais em que se encontra, perceba de que forma estão ou podem ajudar o seu negócio a crescer e acrescente os links ao site. No meio de tudo isto, é essencial entender que a presença da sua empresa nas redes sociais deve refletir uma postura profissional. Saiba estabelecer a linha que divide a presença pessoal da profissional. Pondere quais as redes sociais nas quais a sua empresa deve estar presente. Talvez nalgumas, talvez apenas numa. Depende da forma e do tempo que dedica à sua gestão e da avaliação que faz do público-alvo do seu negócio.

Ligações perigosas
Confira se todos os links internos e externos que criou no seu site estão ativos e funcionais. Muitas vezes os links quebrados passam despercebidos mas acabam por ser péssimos para a classificação do seu site nos motores de busca. Use um plugin como o Broken Link Checker para encontrar e corrigir essas ligações que podem ser perigosas. O plugin em causa permite que edite os URL dos links quebrados, remove-los e indicar que afinal está funcional.

Plugins a mais?
Ainda agora recomendamos que use um plugin e já estamos a questionar sobre a existência de plugins a mais no seu site. Esta é uma das questões recorrentes em quem usa WordPress. Qual é o número de plugins ideal? Não há uma resposta clara e definitiva para esta questão porque depende de vários fatores como o tipo de site, quais os plugins necessários para as funcionalidades pretendidas, a qualidade técnica dos plugins, entre outros detalhes. Mas este é um assunto para outras núpcias. Para já o que interessa é que vá à página de plugins do site e avalie a necessidade de todos aqueles que tem instalados. Se detetar que há plugins a mais desative-os e elimine-os.

Cópias de segurança
Em primeiro lugar, está a fazer cópias de segurança (backups) do seu site, certo? Se não está comece já a fazer. A cópia de segurança não é um luxo, é uma obrigação e deve ser sempre o seu plano A. Supondo que já as executa com a regularidade adequada ao seu site, teste as suas cópias. Instale-as num outro sítio, como um servidor local, para ver se estão a funcionar de forma correta. Só há uma coisa pior que não fazer cópias de segurança, é fazer cópias de segurança que não funcionam.

Ah…, não esqueça o ano do rodapé
Se o seu site tem a indicação do ano no rodapé, não se esqueça de proceder à devida atualização. Mostra dinâmica e é mais uma prova de que a empresa está a laborar. Pode parecer que não mas há muitas vezes que fazem questão de ver o ano de identificação do site para validar a atenção de uma empresa aos pormenores.

Texto de José Freitas publicado originalmente no blog da VIRGU


Registo de domínios e alojamento web: Virgu Pages – Alojamos grandes ideias