5 citações que deverá ler sobre UX Design

Todos nós já nos encontrámos à procura de inspiração e motivação através de frases celebres que nos fazem, não só viajar no pensamento, mas também confirmar que não estamos sozinhos e concluir que outras pessoas também passaram pela mesmas dificuldades que nós.

Após marcar presença em dezenas de conferências, ver horas e horas de vídeos e de queimar a pestana a revirar os artigos dos mais conceituados designers e estrategas, reunimos algumas das frases que nos ficaram na memória.

A problem well stated is a problem half solved. — Charles Kettering

O primeiro passo para resolver um problema, é torna-lo claro. Só depois conseguimos trabalhar na solução.

Para que o problema nos seja claro, deveremos ir à raiz da questão e perceber do que é que se trata, como, onde, quando e porque é que esse problema existe na primeira instância. Devemos mesmo definir o problema com as nossas próprias palavras. Só depois podemos traçar um plano para o resolver e focarmo-nos nas possíveis soluções.

Tentar a resolver um problema que não está devidamente identificado e claro, vai-nos levar a chegar a conclusões irrealistas e incorretas.

 

 

There are three responses to a piece of design – yes, no and WOW! WOW is the one to aim for. — Milton Glaser

Um dos objetivos de um UX designer, em cada trabalho que faz, é entregar uma experiência fantástica ao utilizador. De o fazer dizer UAU!

Numa era onde somos sobrecarregados com informação, experiências standard e automatizadas, teremos de surpreender o utilizador para que ele nos guarde um lugar junto do coração dele. O ser humano será sempre influenciado e guiado pelas emoções que sente e devemos ter isso em conta quando desenhamos uma experiência, seja um site ou uma aplicação.

 

 

Want your users to fall in love with your designs? Fall in love with your users. — Dana Chisnell

Se ignorarmos o que o utilizador tem para nos dizer, ele vai ignorar o que lhe temos para dizer. Ouvimos falar tanto de colocar o utilizador no centro da questão, de desenhar com o utilizador em mente, e isso não é falado em vão.

Tomar decisões sem primeiro falar com o utilizador só nos trará complicações quando a nossa solução não funcionar e não percebermos porquê. Traga-o para a mesa de discussões, envolva-o, ouça-o. Não se consegue desenhar uma solução para um problema sem se ouvir o queixoso.

 

 

If you think good design is expensive, you should look at the cost of bad design. — Dr. Ralf Speth

Em português corrente, o barato sai caro. As consequências de mau design podem ser perigosas para o seu negócio. Com uma má experiência, pode perder a confiança do seu consumidor. Ganhar uma má reputação entre a sua concorrência pode deitar o seu negócio por água abaixo. E, depois de tudo isto, irá gastar mais dinheiro a redesenhar e implementar novas soluções.

O que lhe recomendamos é dedicar tempo, dinheiro e esforço a construir uma boa experiência desde inicio, sem que tenha de passar por uma má.

 

 

Design used to be the seasoning you’d sprinkle on for taste; now it’s the flour you need at the start of the recipe. — John Maeda

Nos dias que decorrem, o design é o elemento essencial que faz a ponte entre o lado tecnológico e automatizado ao lado humano de toda a experiência: o consumidor. O que John Maeda quis transmitir é que o design deverá estar presente nos projetos desde o primeiro dia, não deve ser incluído apenas no final, para colorir um projeto já praticamente finalizado.

Um projeto com um bom pensamento criativo desde inicio é uma vantagem e essencial na estratégia de qualquer projeto.

 

São estas as 5 citações sobre design que partilhamos hoje consigo. Tem alguma preferida? Partilhe também connosco uma frase que lhe tenha ficado na memória e/ou que aplique diariamente nas suas tarefas.