6 elementos que a sua página de contacto deve ter

É provável que já lhe tenha acontecido. A mim já aconteceu e mais que muitas vezes. Um amigo ou simples conhecido liga-lhe para o telefone, ensaia a habitual conversa de circunstância e chega, por fim, ao objetivo: “Olha lá, tens o número do Zé Augusto? Sim o da oficina de automóveis”.

Esta pequena história diz-nos, de imediato, que há um problema. Não é o seu, que pode ou não ter o número de telefone pretendido, nem do seu amigo, que pretende ver a avaria do carro resolvida. O problema é do Zé Augusto.

Nestes nossos admiráveis dias, quem estiver de fora do prodigioso mundo da Internet arrisca a continuidade do negócio. Ninguém se pode dar a esse luxo. Nem uma pequena oficina de automóveis, nem sequer a mercearia da esquina.

Porque não há nada mais importante num negócio do que estar acessível. É essencial disponibilizar os seus contactos profissionais aos potenciais clientes.

Quando todas as empresas chegam à Internet, a primeira tarefa na qual têm de investir tempo é criar a melhor página de contacto possível. Esta, convenhamos, é a mais importante de todas.

É o ponto de ligação com potenciais clientes e parceiros e cada visita a esta página está a dizer-nos que há alguém que nos pretende contactar. Ninguém lá vai para ver o que fazemos, os produtos que vendemos, os serviços que prestamos. O único propósito é encontrar uma forma de nos contactar. Só por isso, por nos darem uma oportunidade, estes são os nossos visitantes mais importantes.

A nossa missão é facilitar essa tarefa

Estes visitantes não querem flores, nem fogo de artifício, palavras bonitas ou frases repletas de grandiloquência. Querem encontrar o que procuram e querem-no depressa.

Mostre uma página de contactos simples, prática e funcional.

Apresente os dados relevantes de forma clara e visível. Lembre-se que essa página será visitada, muitas vezes e cada vez mais, em smartphones, seja iPhone ou outro.

  • Disponibilize sempre um formulário de contacto e os números de telefone.
  • Na maior parte dos casos justifica-se que apresente ainda a morada e um mapa.
  • Uma vez por trimestre verifique se todos os dados estão actualizados. Sim, confirme se não faltam algarismos nos números de telefone. Os erros acontecem
  • Informe o horário de serviço da empresa.
  • Informe o horário de funcionamento dos serviços de atendimento.
  • Coloque todos os dados num corpo de letra acessível a todas as pessoas. Nada de letrinhas do absurdo nível das páginas de um contrato bancário. Já agora escolha um tipo de letra fácil de ler.
  • Teste o formulário de contacto com regularidade, não vá algum problema no site estar a impedir o seu correto funcionamento.

Só há uma coisa pior que não ter uma página de contacto decente no seu site: é ter uma página de contacto que não funciona.

Texto de José Freitas publicado originalmente no blog da VIRGU


Registo de domínios e alojamento web: Virgu Pages – Alojamos grandes ideias