Artur Azevedo nasceu em Arcos de Valdevez em 1977 e, desde essa altura, tem procurado sempre conciliar com as exigências da vida o seu perfil criativo e empreendedor. Ao longo da sua juventude, aprendeu e fez um pouco de tudo: foi aprendiz de padeiro, de músico, de poeta, de pintor, de padre, de fotógrafo, de jornalista e de tantas outras coisas mais.

Frequentou, como bom seminarista, as aulas de canto coral e o curso de Licenciatura em Teologia, até ao dia em que resolveu mudar de vida e pediu transferência para a Licenciatura em Comunicação Social. Entretanto, ia ocupando os tempos livres com alguns cursos mais práticos sobre jornalismo, fotografia e ilustração científica.

Foi também por esses anos que fundou e dirigiu o Jornal de Gondoriz. Para isso, muito terão contribuído as influências de alguns amigos e colegas, um estágio no Diário do Minho e os cursos que vinha frequentando. O projecto, cuja qualidade gráfica e jornalística conseguiu surpreender a todos, durou uns anos e, quando fechou portas, deu lugar a um novo conjunto de ideias, desta vez voltadas para a Internet.

Assim surgiu o ArcosOnline.com, um portal de âmbito local que conseguiu reunir à sua volta a generalidade dos internautas da região e que, alguns anos mais tarde, viria a adquirir uma dimensão internacional, ao redireccionar-se para a edição de livros em formato digital.

Em Abril de 2004, depois de alguns meses de trabalho como webdesigner independente, tornou-se responsável de loja da CLS – Arcos (macloja.pt). Quando a empresa cessou actividade, em finais de 2005, Artur Azevedo resolveu criar a sua própria empresa, a LojaMac.com, em 2008 passou a designar-se Promais – Lojas Mac Portugal.

A Promais – Lojas Mac Portugal, evangelizadora por excelência do mundo Apple para a região alto-minhota, é actualmente um revendedor autorizado dos produtos Apple e, através da sua loja online, vende para todo o País. Tem vindo a destacar-se no mercado nacional ao concorrer directamente com as principais empresas do sector. Os seus pontos fortes assentam na prática dos preços mais baixos do País e num atendimento centrado nos interesses do cliente.

Mais recentemente, em 2012, lançou o blog iClub.pt, especializado em Mac e iOS, cuja equipa continua a coordenar na atualidade.

Em 2014, decidiu iniciar um processo de expansão da atividade da Virgu, uma empresa até então dedicada quase exclusivamente a serviços web. Em abril de 2014, numa altura em que se ultimam os preparativos para o lançamento da marca VirguCase, a Virgu instala-se na in.Cubo para desenvolver novas soluções de comércio electrónico.

PERCURSO ACADÉMICO

– Frequentou o curso de licenciatura em Comunicação Social na Universidade do Minho – Braga até ao 2º ano. [2001-2002] – Curso de desenvolvimento à fotografia (preto e branco), com o fotógrafo Agostinho Lopes no IPJ – Braga. [2001-2002] – Curso de “Ilustração Científica”, sob orientação de Nuno Farinha e Fernando Correia, promovido pelo departamento de Biologia, na Universidade do Minho – Braga. [1998] – Curso de “Jornalismo e Desenvolvimento” na Faculdade de Filosofia da UCP – Braga. [1998] – Frequentou o curso de licenciatura em Teologia na Faculdade de Teologia da UCP-Braga até ao 3º ano.
– Foi seminarista (estudos eclesiásticos) de 1994 até 2000.

OUTRAS ACTIVIDADES

– Colaborador do quinzenário Noticias dos Arcos, em 2002.
– Colaborador do semanário Notícias da Barca, em 2002.
– Exposição colectiva de fotografia p/b “Último Bilhete”, na Casa das Artes de Arcos de Valdevez, em Março de 2002.
– Exposição colectiva de fotografia p/b “Último Bilhete”, no IPJ-Braga, em 2001.
– Fundou e dirigiu o “Arcos.Online – O Portal de Arcos de Valdevez”, desde Outubro de 2001-2003
– Criou na Internet o “Fórum Arcos de Valdevez”, em Setembro de 2001.
– Colaborou com fotografias no Diário do Minho, Correio da Manhã e Gazeta Digital.
– Elaboração e execução de projeto gráfico para os jornais Notícias dos Arcos e O Povo da Barca, em Agosto de 2001.
– Colaborador (estágio na redacção) do Diário do Minho, de Agosto a Outubro de 2000.
– Colaborou com o Boletim Porta Aberta, da Associação de Estudantes da Faculdade de Teologia-Braga (AEFTB), durante o ano lectivo de 1998/1999.
– Participou no Gabinete de Imprensa das XIII Jornadas de Teologia da UCP – Braga.
– Fundou e dirigiu o Jornal de Gondoriz, desde Outubro de 1999 junho de 2001.
– Participou na exposição “Arte na Universidade”, no IPJ-Braga, organizada pelo Centro Académico de Braga. [1998]

COMUNICAÇÕES

– “A Experiência Local”, conferência apresentada nas Jornadas de Jornalismo, em Setembro de 2000, na Póvoa de Varzim.
– Para Uma Velhice Formosa”, apresentação do livro com o mesmo título, em Agosto de 1999 (integrado no Ano Internacional do Idoso), em Esposende.

artur@virgu.com
+351 911 000 717