WordCamp Porto 2016 é o maior sempre em Portugal. E nós somos patrocinadores

Foi há duas semanas atrás. Admitimos que a pressão arterial subiu um pouco, O coração bateu mais acelerado. Houve um nervoso miudinho. Aquela sensação de arrepio, de ficarmos com pele de galinha. Bem vistas as coisas nem percebemos a razão de tal coisa. Era previsível. Mas não interessa. Aquilo estava a acontecer naquele momento e era preciso aproveitar o momento.

Lembram-se quando o professor John Keating (interpretado com brilhantismo por Robin Williams) dizia “seize the day, boys”, em “O Clube dos Poetas Mortos”? Este era o nosso “carpe diem”.

Foi a mais de duas semanas do evento que o WordCamp Porto 2016 ultrapassou o objetivo de 200 inscritos que tinham sido definidos como patamar a alcançar.

É impossível iludir um certo orgulho. Tivemos uma pequena quota parte neste sucesso e somos uns orgulhosos patrocinadores do maior evento realizado até agora em Portugal. Estamos convictos de que será também o melhor em qualidade.

Agendado para este fim-de-semana, 14 e 15 de maio, no ISEP Porto, o WordCamp destina-se a abordar diversas vertentes do WordPress, um dos mais conceituados sistemas de criação e gestão de conteúdos de websites, que é hoje utilizado em cerca de 26 por cento de todos os sites conhecidos existentes no mundo.

Com mais de 300 participantes, entre profissionais e utilizadores médios e iniciados, integra diversas sessões, apresentadas por oradores nacionais e internacionais de elevada qualidade, dois workshops destinados a iniciados (e um deles para a criação de lojas online) e o Dia do Contribuidor. É nesta altura que os participantes são convidados a contribuir para o desenvolvimento do WordPress, através da resolução de bugs, implementação de novas ideias, realização de traduções, entre outras tarefas.

O painel de oradores e temas selecionados é de luxo, com uma forte e impressionante presença de nomes internacionais que teriam lugar em qualquer WordCamp do Mundo.

Os oradores

  • Taylor Lovett, programador e director de engenharia da 10up, uma das maiores agência web do mundo a trabalhar com WordPress;
  • Marcel Schmitz, programador web e mobile, com diversos sites de grande qualidade online e apps da sua autoria disponíveis nas lojas de aplicações;
  • Luís Rodrigues, programador web, autor de temas e plugins, especialista em UX;
  • Petya Raykovska, responsável pelo secção internacional dos Poliglotas (área de internacionalização do WordPress), organizadora do WordCamp Europa;
  • Pascal Birchler, programador com responsabilidades no desenvolvimento do WordPress, ‘core commiter’ do WordPress;
  • Gonçalo Salgado, gestor de projectos e CEO de uma das maiores agências nacionais de WordPress;
  • Nuno Fernandes e André Rocha, programadores, responsáveis por projectos WordPress de grandes dimensões, incluindo o do Pingo Doce;
  • Tiago Machado e Mafalda Teixeira, desigers, professores na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa;
  • Hugo Fernandes, designer de interação, responsável pelo design de grandes projectos nacionais, incluindo do novo site da Gulbenkian;
  • Karin Christen, designer de projectos WordPress para grandes empersas internacionais;
  • Pedro Dias, gestor de redes e servidores da PTisp, administrador de redes e infra-estruturas;
  • Ionut Neagu, CEO da ThemeIsle, especialista em optimização para motores de busca;
  • Zé Fontainhas, programador e figura de referência do WordPress nacional e mundial;

Estão reunidas as condições para um WordCamp de grande qualidade, que, arriscamos dizer, será o primeiro de uma nova etapa da Comunidade Portuguesa de WordPress, à qual temos orgulho de pertencer.